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Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Cenas de Bancos

Há mais de duas semanas fui ao Multibanco fazer um levantamento e heis que a fofa da máquina me come o cartão e cospe um talão a dizer "Cartão Expirado, por favor contacte o seu banco". Que bom! Não reparei de todo que tinha o cartão prestes a expirar ou até expirado. Porquê? Normalmente não reparo nisso porque os Bancos asseguram o envio do novo cartão Multibanco antes que expire a data de validade do existente. Mas eu não recebi nada. E calhou mesmo bem ficar sem cartão MB nesse dia. Íamos de férias. Tive de ir ao balcão do Banco perceber o que se passava e fazer um levantamento grande de guito para as férias. Eu que detesto ter muito dinheiro na carteira (entenda-se, se tiver mais de 30€ já me sinto desconfortável. Com medo de perder o dinheiro. Ou de ser assaltada - se pudesse pagava quase tudo com MB, excepto despesas muito pequenas como um café ou assim). Explicação do Banco, pois o seu cartão e o da sua mãe (primeira titular da conta, por razões que agora não interessam, apesar de a conta ser integralmente minha e todas as movimentações feitas por mim) foram pedidos, mas ainda não foram emitidos porque precisamos aqui de dados actualizados sobre a sua mãe. O cartão MB em nome da minha mãe expirou em Janeiro deste ano. Estamos em Julho. E o meu expirava em Junho. E pronto, era suposto eu ou a minha mãe adivinharmos e como por magia decidirmos ir ao Banco entregar dados actualizados e tal. Porque o Banco é uma entidade muito ocupada e com muitas preocupações e não tem tempo para avisar os clientes destas coisas. Não valia a pena o esforço. Eventualmente uma das titulares ia ficar com o cartão MB comido e, como a necessidade aguça o engenho, tomaria a iniciativa de ir até lá perguntar o que se passava. E pronto. Entretanto já foi tudo entregue, dizem que os cartões já foram emitidos, mas até agora não recebi nada. E dá-me imenso jeito ter de continuar a ir ao balcão fazer levantamentos. Mais valia ter o dinheiro debaixo do colchão, como antigamente.

Bom, esta situação aliada ao facto de não estar plenamente contente com o online banking deles (porque se fartam de cobrar coisas que noutros online bankings são gratuítas), não poder efectuar determinadas transações (como por exemplo, pedir um extracto digital) porque a minha mãe surge lá como primeira titular e eles terem dito que não era possível alterar a ordem dos titulares, só fechando a conta e abrindo outra, fez-me decidir que estava na hora de abrir conta noutro Banco. Só porque me apetece!

E lá fui eu, toda contente, oferecer-me como cliente de um outro Banco. Papeladas e comprovativos e tal e tal, mais um depósito mínimo de 150€ para poder abrir uma conta. Tudo feito. Mas, agora as novas ordens do Banco de Portugal ditam que se recolha a documentação do cliente, se faça o registo de abertura de conta no sistema do Banco (nomeadamente a criação do número de conta), seja obrigatório acolher com muita simpatia o valor do depósito, mas as contas ficam congeladas durante 5 a 10 dias sem poderem ser movimentadas e sem poder ser solicitado um cartão MB ou o acesso ao online banking, até que se validem todos os dados e documentação entregue.

Pronto, entretanto sinto-me na Idade Média. Porque sou titular de duas contas bancárias, mas não tenho cartão MB para nenhuma delas e tenho de ir ao balcão de uma delas levantar maços de notas a la patrão da construção civil. Só me falta o clip para prender as notas e o bolso na camisa para as colocar.