Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

A Book Swap Library e a Alma dos Livros

Ainda neste âmbito de "pedinchar" parcerias com editoras para o projecto Book Swap, uma das editoras que nos respondeu foi a Alma dos Livros.

Disseram-nos que infelizmente de momento não estão a estabelecer novas parcerias. Mas que acharam graça ao nosso projecto e ofereceram-se para contribuir com dois exemplares para a nossa colecção.

O que nos deixou muito contentes!

Hoje também me chegaram às mãos os livrinhos gentilmente enviados pela Alma dos Livros.

 

hitler.jpg

Sinopse

Durante a Segunda Guerra Mundial, de Paris a Estalinegrado, os nazis pilharam toda a espécie de peças de arte e antiguidades. Prevendo a invasão da Alemanha nazi pelos Aliados, Heinrich Himmler ordenara a construção, nas entranhas de um bunker do Castelo de Nuremberga, uma casa-forte especificamente destinada a receber os tesouros saqueados aos quais Hitler dava mais valor. Entre os objetos mais valiosos encontravam-se a Lança do Destino (que teria sido usada para trespassar o lado direito de Cristo na cruz) e as Joias da Coroa do Sacro Império Romano, artefactos antigos imbuídos de um misticismo medieval e cobiçados por governantes, de Carlos Magno a Napoleão. 

Enquanto os bombardeiros aliados semeavam a devastação em Nuremberga e o Sétimo Exército dos EUA se preparava para invadir a cidade à qual Hitler chamara «a alma do Partido Nazi», cinco das relíquias mais preciosas, todas elas fulcrais para a cerimónia de coroação de um futuro Sacro Imperador Romano, desapareceram da casa-forte. Quem as tinha levado? E porquê? Terminada a guerra, o mistério continuou por esclarecer durante meses até que o comandante supremo aliado, o general Dwight D. Eisenhower, ordenou ao tenente Walter Horn, historiador de arte nascido na Alemanha que dava aulas em Berkeley, que procurasse os tesouros desaparecidos. 

Baseando-se em interrogatórios e relatórios de informação inéditos, bem como em diários, cartas e entrevistas nos Estados Unidos e na Alemanha, Kirkpatrick conta esta história fascinante e perturbadora e revela - pela primeira vez - como um falhado estudante de arte vienense, obcecado pelo oculto e por sonhos de grandeza, quase conseguiu criar um Reich Sagrado com raízes numa reinvenção distorcida da História e da Igreja medievais.

 

tres homens.jpg

Sinopse

A vida, às vezes, pode ser aborrecida. Outras vezes, demasiado stressante... Os três amigos inseparáveis de Três Homens num Barco estão de volta, agora numa viagem de bicicleta pela Floresta Negra. Jerome, George e Harris largaram o rio e encontram-se em terra firme. As suas vidas estão agitadas e sentem que precisam de uma rutura com o quotidiano. Por isso, planeiam um passeio de alguns dias pela Alemanha. 

O problema é que dois deles já são casados e terão de convencer as esposas de que aquela é uma boa ideia e que não se vão meter em sarilhos. Num périplo hilariante e brilhantemente escrito, esta é a sequela perfeita de um grande clássico da literatura mundial. Um livro repleto de aventuras e de bom humor, de percalços e de desastres, de histórias engraçadas e de reflexões filosóficas, tudo numa obra magnífica e inesquecível. 

Três Homens numa Viagem é um relato irreverente e divertido, uma daquelas raras sequelas que fazem jus ao sucesso do predecessor, que desafiam todas as probabilidades e albergam na sua génese o brilho e a clarividência de uma obra-prima imortal.

Este livro do Jerome K. Jerome já me tinha chamado a atenção. Por isso, fiquei bastante empolgada em vir para as nossas estantes.

Já o livro do Hitler, se calhar não o teria escolhido para mim. Haveria outros títulos desta editora que me chamariam mais a atenção. Mas agora, pegando nele, é mais um livro que me deixa bastante intrigada.

 

Parece que este ano vou ter oportunidade de sair um bocado fora da minha zona de conforto e entrar noutro tipo de leituras.

Por isso é tão importante trazer os livros às pessoas.

E é isso que estamos a tentar fazer com este projecto!

Muito obrigada, Alma dos Livros!

Foi um gesto que, sem dúvida, nos encheu o coração!

almadoslivros.png