A Book Swap Library e a Bizâncio
Se já tínhamos ficado histéricos com a parceria do Book Swap Project com a editora Saída de Emergência, imaginem só a excitação quando a editora Bizâncio também decidiu juntar-se a esta nossa aventura!!
É isso! Foi a loucura!
E, depois de uns dias já a panicar porque os livros não apareciam (eu só descanso quando me aparecem na caixa do correio ou os livros ou o recibo para levantamento), hoje finalmente chegaram-me às mãos os livros gentilmente cedidos pela Bizâncio e que amanhã serão registados como livros do Book Swap!
Happy day!
Então, a Bizâncio fez-nos chegar os seguintes livros:
Sinopse
Estalinegrado.
Em Maio de 1945 os soldados soviéticos tinham atravessado a Europa de Leste e atacaram Berlim para pôr fim ao regime de Hitler.
Guerra Total é uma história poderosa sobre uma das fases mais cruciais da Segunda Guerra Mundial. Michael Jones recorre a relatos sinceros de testemunhas presenciais, a documentos pessoais tanto de fontes alemãs como russas, e traz-nos a história humana por detrás da libertação da Europa.
Sinopse
«Esta obra apresenta uma visão positiva para reinventar a globalização. Na tradição dos grandes filósofos, Louis P. Pojman insiste que a partir da adversidade podemos criar um futuro melhor.»
Joel H. Rosenthal, presidente do Carnegie Council para a Ética e Assuntos Internacionais
Louis P.Pojman defende que a globalização implica a necessidade de uma maior cooperação à escala mundial, baseada em legislação internacional eficaz.
A melhor forma de fazer cumprir as promessas da globalização é criar um Governo Mundial.
Numa prosa clara, Pojman começa por nos expor as ameaças do terrorismo internacional, de que ninguém está livre, comparando-o com as antigas formas de terrorismo essencialmente direccionadas para alvos específicos, examinando, ao mesmo tempo, os vícios e virtudes do nacionalismo.
Por fim, defende que leis internacionais eficazes, que combatam o terrorismo e promovam a paz exigem um «nacionalismo moderado» o qual, em última instância, será compatível com um governo mundial.
Pojman conclui com uma nota positiva e defende uma vez mais que, com as estratégias que propõe, será possível derrotar o terrorismo internacional.
Sinopse
Lobistas ao serviço de uma empresa ou de um sector industrial, presidentes executivos de empresas transnacionais, instâncias quase estatais dotadas de redes tentaculares que se estendem muito para lá das fronteiras nacionais: uma multidão de indivíduos cujo único objectivo é a acumulação de lucros, está a tomar o poder e a orientar em seu benefício as grandes decisões políticas.
Estes usurpadores ingerem-se nos grandes temas mundiais à força de financiamentos e de trocas de favores, infiltram-se nas Nações Unidas e trabalham para construir um mundo à sua imagem.
Susan George descobriu e revelou o plano de acção que as empresas transnacionais estão a utilizar para conquistar o nosso sistema político.
Neste livro fundamental, a autora levanta o véu dos inúmeros mecanismos através dos quais as grandes empresas compram políticos e manipulam a política global.
Sinopse
Neste notável livro, Rob Riemen argumenta que a «nobreza de espírito» é a quinta-essência de um mundo civilizado. Sem nobreza de espírito, a cultura desvanece-se.
Contudo, no início do século XXI, um tempo em que a dignidade humana e a liberdade estão em perigo, este conceito é raramente tido em conta. Riemen defende que, se esperamos avançar para além da «guerra ao terror» e criar uma cultura com uma mensagem de vida, temos de reflectir acerca de questões essenciais: o que é uma boa sociedade?
Porquê a arte?
Porquê a cultura?
Qual é a responsabilidade dos intelectuais?
Qual a razão do anti-americanismo? Porquê o culto da morte dos fundamentalistas?
Em três ensaios eloquentes, o autor identifica a nobreza de espírito na vida e na obra de Espinosa, de Goethe e de Thomas Mann.
Cada livro me parece mais interessante que o outro.
E é curioso, porque no grupo que trata do projecto Book Swap há gostos literários bastante diferentes. Eu gosto de livros de ficção, sejam bons romances, bons thrillers, policiais, etc. Normalmente não olho para os livros de não-ficção. Não costumam ser a minha onda.
Nestes livros estão alguns que foram sugestões de outros colegas, livros que se calhar eu nunca teria pedido para mim, mas que agora, tendo-os na mão sinto-me com imensa curiosidade de os ler!
Vai ser bonito!
Como é que vou conseguir balançar tanta coisa? Haja tampo para leituras!
Obrigada, Bizâncio!!!!
Estamos muito contentes!