Dei uma segunda oportunidade ao abacate
Mas esqueci-me de referir, a propósito da festa de aniversário do Marcos e da lista de doces. Aproveitei também para experimentar uma receita que vi aqui a pensar na minha prima vegetariana. Acho que valeu a pena e várias pessoas quiseram meter a colher e provar, até porque não disse quais eram os ingredientes e pus a malta a adivinhar que fruto era. Houve malta a dizer kiwi e coisas que tais, mas foi o gajo da fruta (o meu mano) que acertou direitinho à primeira colherada. Só me arrependi de ter duplicado a dose de mel. A receita original era 2 colheres de mel para 1 abacate. Como usei 2 abacates deitei 4 colheres (mal cheias). Para mim ficou doce demais e se calhar tinha ficado bom com 2 colheres na mesma, porque os abacates também não eram muito grandes.
É uma óptima alternativa para quem lhe apetece qualquer coisinha doce a seguir à refeição, mas não quer coisas com ovos e natas e o coiso.
A minha primeira experiência com o abacate foi horrível. Não conhecia o fruto, nem tinha lido nada sobre, portanto, quando me apareceu um abacate na fruteira, eu e a minha mãe pegámos naquilo, descascámos, cortámos aos pedaços e, pumba, cuspimos. Ca nojo! Ainda por cima estava a dar para o verde. Nunca mais quis ver abacate à frente. Agora com alguns programas de culinária que tenho visto percebi que é fruto que precisa de tempero, e serve para doces e salgados. Um pouco como a beterraba também (cada vez que penso nos últimos bolos de beterraba e chocolate - fiz 3 numa semana - que sairam tão bons, até me babo).
Mas esta foi uma boa forma de lhe dar uma segunda oportunidade. E vou tentar dar mais, desta vez numa vertente mais salgada, bem temperado com sal, pimenta e outras coisas (a la Jamie Oliver, mas se calhar sem as malaguetas). Assim comido à dentada é que nunca mais, que aquilo não é uma pêra!
PS - fiquei por curiosa por saber se é bicho calórico ou não. Vejo muito receitas com abacate por malta das dietas e tal mas também me disseram que é bué calórico. Como é, dá para não alargar 2 números nas calças ou mais vale comer mousse de chocolate com ovos e natas e açúcar?