Leitura em Curso
Por falar em Porto Editora, no âmbito do projecto Book Swap Library lá do emprego, esta foi uma das editoras que contactei. Infelizmente não foi possível estabelecer uma parceria propriamente dita, mas ficou a indicação de ocasionalmente podermos solicitar um ou outro livro das suas novidades, que avaliariam a possibilidade de enviar um exemplar.
E, da lista das suas novidades, constavam alguns livros que suscitaram interesse e chegou-me à caixa do correio este, que era sem dúvida um dos que pessoalmente me deixou mais intrigada.
Dei-lhe a primeira dentada hoje à hora de almoço. Cheira-me que vai ser um livro duro de ler, mas bastante interessante.
Deixo-vos a sinopse:
Profundamente apaixonados e prestes a casar, os estudantes Misha e Sophia fogem da Polónia, procurando escapar à ocupação nazi da capital, Varsóvia. Obrigados a regressar ao gueto, resta-lhes ajudar o mentor de Misha, o Dr. Korczak, a cuidar das 200 crianças que vivem no seu orfanato, conseguindo, assim, sobreviver.
Do outro lado do muro, a violência aperta as suas garras em torno deste pequeno oásis de esperança e bondade, criado pelo bom doutor de Varsóvia, e Misha e Sophia são obrigados a separar-se e a enfrentar os seus piores medos sozinhos.
Mas, apesar de todos os esforços em preservar alguma humanidade em pleno caos, numa manhã de agosto de 1942, o chamado Pequeno Gueto é cercado pelas tropas das SS, com instruções para encaminhar os seus ocupantes para Treblinka, o campo para onde quem vai nunca volta. O Dr. Korczak não desiste da sua missão e recusa abandonar as crianças e funcionários do orfanato, partindo com eles para o destino final.