Leitura Terminada
Terminei este livro no sábado passado, dia 14. Mesmo a tempo de não ir carregada para Paris (já falamos sobre isso) com um livro pendurado nas últimas páginas.
Antes de mais, deixo-vos a sinopse:
Daisy tem apenas vinte e cinco anos quando a mãe morre nos seus braços. Embora saiba há muito que foi adoptada, sempre se sentiu amada pelos pais e pelos irmãos. Para Daisy, aquela é a sua família. Todavia, o luto vai abalar o equilíbrio doméstico e revelar rivalidades encobertas. A serenidade dá lugar à devastação, e a jovem sente que é a altura certa para partir em busca das suas raízes e confrontar-se com o passado.
Na ânsia por saber mais sobre Ellen, a sua mãe biológica, e à medida que vai desvendando a história da família, Daisy descobre as duras verdades por detrás do seu nascimento. Dotada de uma inabalável determinação, Ellen sobrevivera a uma infância traumática: a morte da sua própria mãe estava envolta numa aura de mistério e os maus-tratos de que fora vítima às mãos da madrasta haviam-na marcado irremediavelmente. O destino quis que a sua coragem fosse constantemente posta à prova. O tempo encarregou-se de apagar o rumo dos seus passos.
Mas Daisy não desistirá de a encontrar, nem que para tal tenha de renunciar ao amor da sua vida.
***
Este livro levou 3 estrelas no Goodreads. Não porque não tenha gostado. Mas comparando com outros livros da Lesley que li antes, achei-o muito menos rico.
Uma agradável surpresa foi esta história ser mais contemporânea. Nos livros anteriores, a situação temporal era colocada em séculos anteriores. Neste livro, a história alterna entre o tempo presente e o tempo passado, mas recua até aos anos 50. O que foi uma lufada de ar fresco.
A história é interessante, vai alternando entre o discurso de Daisy e o da sua mãe Ellen, que nos vai contando a sua história, para percebermos sobre a sua família, o enquadramento social e económico em que vivia e as razões que a levaram a dar Daisy para adopção. Mas também nos dá a perspectiva da irmã (meia-irmã) de Ellen.
O livro é muito bem escrito como sempre, vamos sendo surpreendidos com alguns episódios e culmina de uma forma muito interessante, que confesso não estava à espera.
Ainda assim, apesar do alívio nos pulsos por ser um livro bem mais leve que os outros que li da Lesley, de facto fez-me falta aquelas descrições da época, sempre tão bem feitas. E se calhar fez-me falta uma personagem principal um bocadinho mais forte e com mais consistência. A Daisy era boa moça e inocente, mas quando se compara Daisy a uma Matilda, uma Mary Broad ou a uma Belle há grandes diferenças.
Por acaso não fui ver se este livro foi publicado antes ou depois das outras histórias que li, mas realmente, até onde se percebia que era um livro de Lesley, parecia um bocado um livro mais amador. Com um grande amadurecimento de escrita em livros como o da Matilda ou o da Belle.
Ainda assim, é um bom livro para se ler para conhecer esta autora e para se preparem para livros dela que são realmente excelentes.