Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Leitura Terminada

destemida.JPG

 

Achei este livro uma delícia.

A autora conseguiu transportar-me para os cenários, parece que conseguia imaginar vividamente a zona da ilha da Bretanha de onde vinha Fallon, e mais ainda para o cenário de Roma, nos tempos do Império Romano e dos Gladiadores.

Tive receio que o livro se fosse focar demasiado nas lutas sangrentas na arena, mais ainda bem que não. Tem alguns momentos, alguns deles críticos para o desenrolar da história, mas não é nada excessivo.

E a parte romântica também está muito bem conseguida. Gostei do Cai, apesar de ser quem era, mas no fundo ele se calhar não se identiifcava muito com Júlio César e os seus comportamentos, mas obdecia a ordens e isso era fundamental para se sobreviver na altura.

Se até a própria Fallon conseguiu descobrir a sua liberdade daquela forma...

Estava à espera de me decepcionar, mas adorei o livro. 

Gostei de termos conhecido Júlio César e Cleópatra, em diálogos directos com Fallon, e teve alguma piada a imagem de um Júlio César como um bom negociador e estratega, que nem sempre parte para a violência e que aceita algumas propostas que lhe são feitas. E a imagem de uma Cleópatra cúmplice quer de Júlio César, quer de escravas. Achei essa parte um twist inesperado.

O livro vai tendo algumas supresas, o que foi bom, porque criou boas dinâmicas em alturas certas. E foca-se muito na importância da família e em valores como a honra e a coragem.

Tive alguma dificuldade de início em aceitar o final que Fallon escolheu para si própria, mas depois voltei a ler e compreendi, pelo menos. Também é preciso vermos as coisas à época em que decorriam e olhar para a personalidade da personagem.

Dei-lhe 4 estrelas no Goodreads, e só não lhe dei 5 porque senti o final um bocadinho apressado demais para o meu gosto.

Mas, já está na secretária da minha filha como recomendação de leitura, porque é um livro bom para ser lido até por uma adolescente.

 

Recomendo!

 

Muito obrigada à Saída de Emergência por me fazerem sair da casca com um romance de época!

 

 

"Roma existe apenas por causa dos escravos. É assim que funciona. Nós somos os seus músculos, o seu cérebro e, acima de tudo, os seus segredos. Fazes agora parte desse mundo. Tu és o que és, não importa o que foste outrora. Mas existe poder numa tal posição. Compreende isso. E aprende a usá-lo."

 

 

 

SDE.jpg