Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Leitura Terminada

350x.jpg

Só terminei este livro 2 ou 3 dias depois de termos regressado de férias (já lá vamos às férias).

E perguntam vocês, então mas foste de férias sem livros? Sim, fui! Um escândalo, bem sei!

Mas a nossa viagem era algo de diferente e especial, mas também muito cansativo, por isso tomei a decisão de não levar comigo nenhum livro. Nos tempos fora da condução, queria aproveitar para fazer muitas outras coisas e sabia que ia precisar de descansar bem. Por isso, as leituras ficaram em suspenso por uns dias. De qualquer modo, assim que tratei das máquinas de roupa, agarrei-me ao Sebastian de novo e foi até ao fim.

 

E o que dizer deste livro de que tanto se fala e com tanto fervor?

Gostei, sim, claramente gostei, mas apenas lhe dei 4 estrelas no Goodreads! 

Esperem, não me batam já!

 

Eu gostei bastante deste livro, mas senti que como thriller, no que toca exclusivamente à situação do crime e da descoberta do culpado e suas motivações, digamos que não foi propriamente o melhor que já li.

A minha prima diz que estou a ser chata e que certamente irei gostar mais dos volumes seguintes. 

Acredito!

Mas isto não sou eu a ser chata. Simplesmente, estava à espera de mais empolgamento, de um maior clímax final, qualquer coisa assim.

Isto porque, a história em termos de investigação ia tendo umas reviravoltas interessantes, mas já há muito tempo que as minhas fichas tinham ido para aquela motivação e aquele culpado (até ia jurar que já vi um episódio qualquer com uma conclusão do género e olhem que já não vejo esse tipo de séries há muito tempo). Portanto, faltou-me levar a lambada do "estás armada em esperta, só que não". E é disso que eu preciso neste género de livros. É de achar que já estou a ver a cena toda e depois ser completamente surpreendida no final. E isso, de facto, não aconteceu.

Depois, aquela questão particular sobre o Sebastian Bergman que poderia ter salvo a parte do crime, também foi um turn off, por culpa minha. Isto porque, lá para meio do livro, um dia decidi ir ao site da Wook cuscar os volumes seguintes, para perceber qual era o segundo. E ao ler a sinopse de um dos volumes seguintes (já não sei bem qual) deparei-me com um major spoiler sobre essa situação. Mas major, mesmo!

O que foi uma decepção daquelas!

Conclusão, aprendi a nunca mais ler sinopses dos outros volumes de uma saga que esteja a ler antes de a terminar a leitura em curso, sob pena de apanhar novamente uma sinopse escrita por alguém que não devia escrever sinopses. 

Portanto, se ainda não leram o primeiro volume desta séria, leiam, porque vale a pena, mas não leiam sinopses dos outros volumes.

 

Bom, com tudo isto, porque é que eu gostei do livro? Porque este livro foi para mim mais rico no que toca à exploração das personagens do que propriamente na parte criminal. Ou seja, gostei muito de nos ser dada tanta informação sobre o Sebastian e os restantes colegas, bem como sobre outras personagens suspeitas ou relacionadas com a vítima. 

Ao mesmo tempo que gostei, senti que a exploração das personagens se calhar se sobrepôs um bocadinho demais sobre o resto, ainda que tenha sentido que exista uma razão para tal e que, talvez, isso se venha a perceber nos volumes seguintes. Creio que as personagens são demasiado ricas e podem ter bastante sumo, para outros "episódios".

 

O Sebastian tem facetas engraçadas e prima pela inteligência, mas é uma pessoa com um feitiozinho de merda e que olha para as mulheres de uma forma que pessoalmente não me agrada. Ainda assim, é uma personagem muito interessante pela sua complexidade.

 

A escrita é boa, o livro lê-se bem e rápido (eu é que andei com pouco tempo e preguiçosa) e sem dúvida que recomendo.

 

Acho que o facto de começarmos a ler vários thrillers tem destas coisas, começamos a ser mais exigentes por termos pontos de comparação, mas faz parte e cabe a quem escreve um thriller ter a capacidade de nos deixar completamente arrepiados, agarrados ao livro, em completo stress até ao final.

Claramente vou tentar ler os restantes volumes desta saga.

 

PS - Qual é que é o significado dos animais das capas? Neste, em particular, porquê o veado? Alguém me explica?