Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Leitura Terminada

silencio.jpg

 

Sinopse

A 24 de novembro, Yasmin e a filha de dez anos, Ruby, partem numa viagem pelo Norte do Alaska. Procuram o pai de Ruby, desaparecido na imensidão do Ártico.

Cada vez mais isoladas, embrenham-se profundamente na noite sem fim. E Ruby, surda de nascença, tem de enfrentar a escuridão.

Embora estejam determinadas a não desistir, o inverno aumenta de intensidade e alguém segue-lhes no encalço através da escuridão.

 

 

Este livro mirou-me na Biblioteca, eu mirei-o e, mesmo estando com outra leitura em curso, foi um chamamento grande e teve de vir comigo. Tinha ideia de ter visto este título (e outros títulos) desta autora há já algum tempo, e a capa chamou-me logo a atenção (“hum, já te tinha visto antes…”)

Foi o meu primeiro livro desta autora. Já falei com uma amiga que me disse que não é o seu melhor, há outros dois bem mais excitantes, um deles que me vai até emprestar (estou à espera que chegue correio, amiga!) e outro já não tem, mas deu-me o título para futura referência.

De qualquer modo, este livro também foi interessante.

Durante algum tempo parecia estar a enrolar um bocado, e depois era todo aquele ambiente inóspito, isolado e gelado do Alasca, e parecia que a coisa não se desenvolvia. Mas o interesse não diminuía porque ao mesmo tempo sentia-me altamente atraída para aquele ambiente inóspito, para Yasmin, para perceber o que tinha acontecido com o pai de Ruby e, sem dúvida para a pequena Ruby, que é uma menina encantadora. Surda, mas extremamente inteligente, leva-nos nesta viagem pelo Alasca em muitos momentos através dos seus olhos e da forma como sente as coisas, o que achei fascinante. E, portanto, esta coragem e força de Yasmin (ainda que por vezes me tivesse parecido um pouco exagerada, mas assumi como sendo algo de impelido pelas forças do amor e do medo) e a descrição de um mundo sem sons pelos olhos de Ruby são de facto os elementos mais interessantes deste livro.

A par de todo o suspense que se vai criando, porque estamos ali sem perceber quem as persegue e o que aconteceu ao marido de Yasmin.

E depois tem uma forte mensagem ambiental e política também sobre o fracking (fracturamento hidráulico) – método que possibilita a extracção de óleo e gás do subsolo – que é altamente controverso precisamente pelos riscos ambientais e perigos para a saúde das pessoas que pode trazer.

Nesta história este método é apresentado por uns como sendo a salvação da América e o fracking no Alasca sendo a forma de terminar com os conflitos no Médio Oriente e por outros como um método altamente perigoso e que obriga à utilização de quantidades obscenas de água, para lá de outras consequências que pode trazer.

Eu já tinha lido umas coisas sobre este tema no âmbito do meu trabalho, por isso considerei mais um elemento muito interessante neste livro.

Pode não ser o melhor livro da autora ao nível do suspense, mas a capacidade de criar uma personagem com Ruby que nos fez ver o mundo com outros olhos foi fantástica.

Recomendo este livro, sem dúvida!