Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Leitura Terminada

mulher.jpg

Sinopse

Há vinte anos Dennis Danson foi preso pelo brutal assassínio de uma jovem na Florida, no condado de Red River.

Na actualidade é o assunto de um documentário resultante de um frenesi on-line para descobrir a verdade e libertar o homem que foi injustamente acusado.

A muitos quilómetros, em Inglaterra, Samantha é obcecada pelo caso de Dennis e começa a corresponder-se com ele. Sam depressa cai enfeitiçada pelo charme e bondade que ele tem para com ela. Decide rumar a Red River, para trabalhar na sua libertação e casar com ele.

Mas quando a campanha é bem-sucedida e Dennis é libertado, Sam começa a descobrir pormenores que sugerem que afinal ele pode não ser assim tão inocente.

Mas como confrontar o marido quando não se quer descobrir a verdade?

***

 

Fiquei um bocado fascinada com a ideia de ler este livro. Porque é um daqueles livros sobre mulheres perturbadas, sobre mulheres mal-amadas. Pensei bastantes vezes no decurso da leitura que é preciso uma mulher ou não ter os parafusos todos ou ter a autoestima tão em baixo que acha mesmo que a única coisa que lhe resta é procurar amor junto de um condenado do Corredor da Morte. E porque é uma história baseada num caso real. E credível, porque se sabe que há inúmeros casos destes.

Da mesma forma que sabemos que já houve imensos casos de homens presos injustamente e ainda bem que alguém lutou para provar a sua inocência e puderam sair, porque realmente não cometeram nenhum crime. Sendo que depois é muito difícil poder compensar alguém pela condenação injusta. Às vezes estão presos uma vida por um crime que não cometeram o que deve ser desesperante.

Mas, mesmo que sejam realmente inocentes, acho que a prisão muda uma pessoa e 20 anos numa prisão mais ainda. É muito arriscado para uma mulher envolver-se com um presidiário ou um ex-presidiário. Se calhar estou a ser cruel, mas acho que é uma mulher expor-se a situações que podem não correr nada bem.

O casamento que Sam teve com Dennis foi, quer dizer, como é que alguém acha aquilo normal? E depois, consegue provar-se que Dennis não cometeu os crimes e ele é libertado.  E nada do que Sam esperava ser a vida com Dennis acontece, apesar de todo aquele fascínio por ele se manter.

Achei curiosa toda a experiência que Dennis vive depois de sair da prisão, com pessoas a atiraram-lhe dinheiro e bens e tudo o mais. O homem parecia uma celebridade! Mas, tal como Sam, achava estranha toda a forma como Dennis lidava com ela. Só que ela, achando estranho, deixava-se estar. Tinha medo, mas deixava-se estar. A mim dava-me um grande frio na barriga.

Não vou querer contar grande coisa sobre a história, porque acho que facilmente se libertam spoilers.

O livro é interessante, nesta perspetiva psicológica e de me tentar colocar na posição de Sam, de tentar perceber o que lhe ia na cabeça.

Na minha mente o livro seguia outro caminho, a Sam na verdade procurava Dennis com outras motivações, mas não aconteceu. Os autores ainda não conseguiram acompanhar bem a minha linha de raciocínio :):)

A leitura é um tanto compulsiva, mas achei o final um bocado confuso e atabalhoado.

E as ultimas páginas então, enfim, só pensei “really?”

Mas lá está, Samantha precisava de ter tido acompanhamento e não teve. 

Ou seja, foi um livro que me fez pensar muito, sobre este tipo de mulheres que se correspondem, apaixonam e querem casar com presidiários e também sobre pessoas que são injustamente condenadas por um crime. São duas situações que me deixam um bocado arrepiada.

Mas dei-lhe 4 estrelas no Goodreads, por ter achado que o livro enrolou demasiado algumas partes para depois ter um final apressado. Ainda que não deixe de ser uma leitura muito interessante e empolgante.

 

2 comentários

Comentar post