Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Leitura Terminada

rouxinol.jpg

Sinopse

Na tranquila vila de Carriveau, Vianne despede-se do marido, Antoine, que parte para a frente da batalha. Ela não acredita que os nazis vão invadir a França… mas é isso mesmo que fazem, em batalhões de soldados em marcha, em caravanas de camiões e tanques, em aviões que enchem os céus e largam as suas bombas por cima dos inocentes. Quando um capitão alemão reclama a casa de Vianne, ela e a filha passam a ter de viver com o inimigo, sob risco de virem a perder tudo o que têm. Sem comida, dinheiro ou esperança, e à medida que a escalada de perigo as cerca cada vez mais, é obrigada a tomar decisões impossíveis, uma atrás da outra, de forma a manter a família viva. Isabelle, a irmã de Vianne, é uma rebelde de dezoito anos, que procura um objetivo de vida com toda a paixão e ousadia da juventude.

Enquanto milhares de parisienses marcham para os horrores desconhecidos da guerra, ela conhece Gäetan, um partisan convicto de que a França é capaz de derrotar os nazis a partir do interior. Isabelle apaixona-se como só acontece aos jovens… perdidamente. Mas quando ele a trai, ela junta-se à Resistência e nunca olha para trás, arriscando vezes sem conta a própria vida para salvar a dos outros. Com coragem, graça e uma grande humanidade, a autora best-seller Kristin Hannah capta na perfeição o panorama épico da Segunda Guerra Mundial e faz incidir o seu foco numa parte íntima da história que raramente é vista: a guerra das mulheres.

 

Grande, grande, grande livraço!!

5 estrelas bem gordas. E cheira-me que é bem capaz de vir a ser o livro do ano!

Que maravilha de livro.

Tão bem escrito, tão completo, tão emotivo.

Chorei que me fartei, em vários momentos, mas especialmente no final, que me arrebatou completamente.

Morri naquelas ultimas páginas.

É uma história passada na II Guerra Mundial em França que acompanha uma vertente diferente, a das mulheres francesas na Resistência.

É um livro extraordinário, uma história de vida memorável!

Tem algumas partes muito duras de ler. Por mais que já todos saibamos deste episódio negro da História, é sempre difícil de ler e de tentar sequer imaginar o que aquilo foi.

Adorei a Isabelle. Ao início não me estava a encaixar muito com a Vianne, mas depois esta mulher também se revelou um caso sério enquanto pessoa.

Duas mulheres unidas pela coragem que foi necessária para ultrapassar aquele período. Uma história de amor e redenção entre duas irmãs que sem dúvida mereciam ter sido muito felizes.

Leiam!! É o que vos posso dizer!