Leitura Terminada
Sinopse
Aparentemente, Faye parece ter tudo. Um marido perfeito, uma filha que muito ama e um apartamento de luxo na melhor zona de Estocolmo. No entanto, algumas memórias sombrias da sua infância em Fjällbacka assombram-na e ela sente-se cada vez mais como se estivesse presa numa gaiola de ouro.
Antes de desistir de tudo pelo marido, Jack, era uma mulher forte e ambiciosa. Quando ele a engana, o mundo de Faye desmorona-se e ela tudo perde, ficando completamente devastada. É então que decide retaliar e levar a cabo uma cruel vingança…
Li este livro em duas pernadas. Num dia li de rajada umas 150 páginas e ontem peguei nele e foi até ao fim.
A escrita prende desde o primeiro momento e tem um ritmo excelente que torna muito difícil fazer uma pausa na leitura.
Este thriller doméstico passa-se na alta esfera da sociedade Sueca. Faye é a mulher-troféu de Jack e sofre a angústia de ter um marido que a despreza, que a ignora, que a acha estúpida e não lhe dá qualquer valor.
Assim como ela, há várias outras mulheres conhecidas nas esferas que vivem a mesma situação.
Mas Faye também tem um passado sombrio no que toca à sua vida familiar. E vamos tendo vislumbres dessa situação intercalados com a história entre Faye e Jack. Como sabem, gosto muito de histórias que vão avançado e recuando no tempo, por isso achei essa parte bem conseguida.
Desde logo, a abertura do livro faz-nos ficar imediatamente intrigados sobre a forma como a história vai terminar. E Faye vai-se revelando também uma pessoa perturbada, que condena o marido pelo que faz, mas que também tem os seus podres.
É um livro algo crú, com alguns momentos de sexo, mas que em alguns momentos me fez não apoiar completamente a Faye naquilo que estava a fazer.
Porque achei algo exagerado. É verdade que o marido era um merdas e um pervertido, mas a situação doméstica entre eles não foi o pior que já li. E, portanto, achei que a Faye seguiu um determinado caminho por ser também ela uma pessoa um bocado podre e com muitos telhados de vidro. Ainda que aquilo que Faye descobre sobre Jack mais no final seja chocante e tenha sido decisivo para que ela levasse o seu plano avante.
E depois achei o final pouco surpreendente. Acho que já estava a adivinhar há muito a situação que se percebe no final.
E também me irritou um pouco esta ideia de que ter sucesso e ser-se milionário na Suécia é tão fácil como juntar água a um pó qualquer. Não sei se na realidade as coisas serão bem assim…
De qualquer modo, é um livro com um ritmo muito vertiginoso, com uma história cheia de enganos e traições um bocado feita para chocar e com uma forte componente numa pura e dura vingança, que é um prato que se serve frio.
Dou-lhe 4 estrelas pelo interesse em que me manteve do início ao fim, mas fiquei um bocadinho decepcionada em algumas partes.