Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Leitura Terminada

cardeal.jpg

(gosto tanto desta capa!)

Sinopse

A pacata cidade de Cambridge estremece, ao ser confrontada com os pormenores monstruosos do crime. Mas tudo piora quando uma criança desaparece a caminho da escola. O menino é encontrado numa mata, nu e estrangulado. Adam Immanuel, um escritor inglês, é visto a fugir do bosque. E todos, exceto uma jornalista e um professor universitário, acreditam que é culpado.

Simultaneamente, um cardeal chega à Cidade do Vaticano num ambiente de grande polémica. O novo Papa foi assassinado, o mundo prepara-se para mais um conclave e um delator continua a publicar informações comprometedoras sobre a Santa Sé. Todavia, será que o religioso recém-chegado veio para ficar? Porque esconde a associação a um assassino profissional? Será ele capaz de resistir à aproximação de uma bela, mas nada inocente, mulher?

 

Nuno Nepomuceno mais uma vez não desilude e consegue criar um thriller viciante, que nos agarra nas primeiras páginas e é cheio de voltas e reviravoltas até ao final!

Portanto, é bom que se esteja atento durante a leitura. Nem sempre estive 100% concentrada e, por vezes, tive de voltar atrás para perceber algo, apesar do excelente enquadramento de tempo/espaço no início de cada capítulo.

A escrita é mais uma vez muito fluída, mas bastante elegante, inegavelmente o cunho pessoal de Nuno Nepomuceno. O enredo está bem construído e conclui bem, o que torna a leitura muito agradável e algo vertiginosa, porque vamos tendo aquele desvendar constante de camada debaixo de camada.

Contudo, dei a este livro 4 estrelas pelo seguinte: achei o tema principal demasiado parecido com o tema central do livro anterior e, portanto, a história acabou por ter uma ou outra vertente diferente e original, mas senti o livro demasiado agarrado à narrativa anterior, até ao nível de algumas personagens que conhecemos antes que voltam a surgir neste livro. Surgindo mesmo uma personagem inesperada, da qual não gostei particularmente, de um outro volume e confesso que senti como algo forçado a sua ligação com esta história. Se calhar fui eu que não percebi que este livro era uma espécie de continuação do anterior e esperava uma história mais fora da caixa. 

Portanto, tudo aquilo fez sentido e foi uma excelente leitura, mas gostava que a história construída tivesse sido mais desapegada do volume anterior e com personagens novos, ainda que no centro tivéssemos o professor Catalão. Mas desconfio que o próximo volume ainda venha a ser uma continuação desta história, tendo em conta o final.

De qualquer modo, é um livro que recomendo e é um autor português que é uma simpatia de moço e merece ser descoberto, se ainda não o leram!