Leitura Terminada
Sinopse
Hetty, uma escrava do início do século XIX, sonha com uma vida para lá das paredes sufocantes da opulenta mansão Grimké.
Sarah, a filha dos Grimké, desde cedo que quer fazer algo pelo mundo, mas é sufocada pelos limites rígidos impostos às mulheres.
Tudo tem início quando Sarah faz onze anos e lhe dão Hetty, um ano mais nova, para ser sua aia. Nas décadas seguintes, cada uma à sua maneira, as jovens lutam por liberdade e independência. Moldando o destino uma da outra, vivem uma intensa relação de amizade marcada pela culpa, rebeldia, separação, os caminhos ínvios do amor e também pelo nascimento do movimento abolicionista que mudará as suas vidas para sempre. Será que a religião, a sociedade e a família podem enfrentar os sonhos de duas jovens?
Tinha este livro na estante há uns tempos.
Foi uma daquelas compras de uma Feira do Livro, tendo sido a capa que desde logo me chamou, e depois a sinopse também me despertou interesse. Para além da nota por parte da Oprah na capa.
Adorei este livro, foi uma leitura maravilhosa. Uma história apaixonante e muito bem escrita sobre a luta de duas jovens pela abolição da escravatura e pelos direitos das mulheres.
É uma leitura difícil em alguns momentos, porque provoca revolta e sentido de injustiça. Mas é umas história fortíssima sobre luta, coragem, liberdade e esperança.
O livro alia de forma excelente a realidade e a ficção, já que romanceia algumas partes, mas a parte das irmãs Grimké é baseada em factos reais.
Foi um livro que me deixou de coração cheio.
Dei-lhe 4 estrelas no Goodreads, que na verdade são 4,5 estrelas.
Só não lhe dei as 5 estrelas porque teria gostado que a Sarah e a Hetty tivessem conseguido alcançar outras coisas nas suas vidas e porque não foi uma história completamente inovadora.
Mas recomendo!