Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Leitura Terminada

rapazporta.jpg

Sinopse

Cecilia Wilborg tem a vida perfeita: um marido atraente, duas bonitas filhas e uma grande casa em Sandefjord, uma cidade que parece tirada de um bilhete-postal. Ela esforça-se para manter tudo como está, pois um erro do passado pode destruir-lhe o presente.

Annika Lucasson vive uma vida sombria com o namorado abusivo e traficante de drogas. Já perdeu tudo muitas vezes e agora tem uma última oportunidade de se salvar, graças a Cecilia. Mas, Annika conhece o seu segredo e o que Cecilia está disposta a fazer para que tudo acabe.

Então aparece Tobias, um rapaz de oito anos, sozinho e sem amigos. Mas que ameaça fazer desmoronar o mundo de Cecilia.

O quer ele de Cecília?

 

Este livro, creio que um thriller doméstico, traz-nos uma história bastante focada em três personagens principais: Cecília, Tobias e Annika. Aliás, é através deles que a história nos é efectivamente contada, sendo que, com avanços e recuos, vamos perceber toda a trama e a forma como as personagens se ligam.

Cecília acaba por ser a personagem mais interessante, porque é a mais complexa, aquela que nos traz dúvidas de credibilidade, aquela que no início nos dá uma ideia de vida perfeita (ainda que muito fútil e falsa, algo que se indicia desde o início), mas ela é bastante imperfeita e tem segredos que quer esconder a todo o custo para manter essa aparência de vida perfeita. E como mãe, oscila muito entre parecer amar as filhas e não as poder ver à frente.

Tobias é uma criança que surge na sua vida e traz uma reviravolta, ainda que muitas situações em torno da criança e certas decisões tomadas por Cecília nos fizessem questionar se seriam o cenário mais normal.

E depois Annika traz-nos os pontos de ligação ao passado, numa perspectiva mais epistolar, num diário que ia escrevendo e guardou. 

A história até é interessante e levanta questões pertinentes sobre a pressão sobre as mulheres (serem perfeitas, sempre arrumadas e belas, casa impecável, comportamento irrepreensível, filhos impecáveis), sobre algum indício de doença mental, sobre segredos para com a família...

Mas teve algumas situações bastante previsíveis, desde cedo. O final até acabou por salvar um pouco isso, não foi absolutamente chocante, mas diria que foi merecido, porque no meio de tanta coisa, parecia que era tudo normal e aceitável, quando muitas situações eram questionáveis.

Dei a este livro 3 estrelas no Goodreads. Gostei, mas teve algumas situações algo forçadas e esperava algo mais vibrante, mais mirabolante.