Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Leitura Terminada

ansiosa.jpg

Sinopse

Visitar um apartamento que está à venda não costuma redundar numa situação de perigo. A menos que seja antevéspera de Ano Novo, e um ladrão inexperiente tenha decidido assaltar um banco onde não há dinheiro. Quando assim é, torna-se inevitável que não haja sequer um plano de fuga, e se acabe com uma data de reféns acidentais.
Felizmente, podemos confiar na pronta intervenção das autoridades. A menos que os dois polícias responsáveis pelo caso não se entendam nem saibam o que fazer.
Ainda assim, acreditamos que tudo correrá bem, em particular se os reféns permanecerem calmos. A menos que sejam os reféns mais idiotas de todos os tempos: uma analista bancária com ideias suicidas, uma adorável velhinha com motivações pouco transparentes, um casal reformado com uma paixão enorme pelo IKEA, duas recém-casadas, prestes a serem mães, que andam sempre às turras, uma agente imobiliária com entusiasmo a mais e talento a menos, e uma pessoa vestida de coelho.

 

Quem já anda por aqui há uns tempos, sabe que não resisto a um livro de Backman. Assim de repente, acho que todos os que li deste autor levaram 5 estrelas.

São livros fabulosos, genialmente escritos, com histórias tocantes, ou divertidas, ou emotivas, mas sempre, sempre, sempre brutais retratos sobre pessoas.

Confesso que peguei neste livro com alguma expectativa de me decepcionar, porque a sinopse parecia assim meio estranha.

Contudo, foi mais um livro que levou 5 estrelas gordas, que adorei e recomendo vivamente.

Lembro-me que o levei comigo no verão quando fomos passar uns dias no Alentejo. E lembro-me de quase ter tido ataques de asma por causa dele e fiquei à rasca porque estava na terrinha com a farmácia fechada e sem o Ventilan. Porque teve ali três ou quatro cenas que, não vos sei explicar porquê, mas me deram tanta, mas tanta vontade de rir, que quase fiz xixi pelas pernas abaixo e fiquei cheia de dores nos abdominais. A asma quase veio porque quando me começo a rir assim mais intensamente, fico aflita da respiração. Uma pessoa é assim, um bocado parola, mas depois nem rir-se em condições consegue.

No fundo, é um bocado isto que são os livros de Backman. Histórias sobre pessoas, sobre as suas peculiaridades, sobre as suas parvoíces, sobre os seus sentimentos, sobre os seus medos, os seus sonhos e as suas ansiedades. Por isso, é impossível não gostar deste livros. Porque Backman escreve histórias sobre todos nós. Acho que haverá sempre alguém capaz de em algum momento se identificar com alguma personagem ou com alguma situação. E isso faz com que nos sintamos muito ligados, muito envolvidos e tocados pelas histórias que este autor nos conta, mesmo quando são assim mais estapafúrdias como esta.

 

Entretanto, acho que isto deu uma série na Netflix, mas ainda não tive oportunidade de ver.

Mas, mais uma vez, o que vos posso dizer é...leiam livros de Backman!! :)

2 comentários

Comentar post