Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Leitura Terminada

grilos.jpg

Sinopse

Ainda bebé, Formiga foi deixado num cesto nos degraus da casa da Herdade do Lago.
O mistério da sua chegada é apenas mais um na longa história da herdade e das várias gerações dos Vaz, que a assombra de lendas e maldições: uma fonte inesgotável de mistérios fascinantes para a imaginação do rapazinho cabeça de vento.

Deslumbrado pela vida da família que venera de forma atrapalhada, Formiga corre e trepa a árvores, encolhe-se, faz-se invisível, inventa um pouco de tudo para conseguir acompanhar conversas, descobrir mais um segredo.
Mas o último segredo que ele descobre revela-se demasiado grande para a curiosidade bem-intencionada de uma criança, e um erro seu acaba por destruir o único mundo que conhece e pôr fim à sua infância.

Mais de vinte anos depois, Formiga regressa à Herdade do Lago e escreve para um leitor invisível, relembrando tudo o que foi e que não deveria ter sido.

 

Tinha ouvido falar nesta autora algures pelo Instagram e fiquei com o nome na cabeça. Portanto, comecei por este livro. 

E gostei imenso!

Foi um livro que tive receio de não gostar, mas acabei por achar apaixonante, tornou-se um livro vibrante, com uma escrita cuidada, mas leve, que nos traz um narrador já adulto que olha para trás e conta a história que viveu na Herdade do Lago como se voltasse a ser a criança que era enquanto lá viveu.

Portanto, acaba por ser uma história que nos é contada numa perspectiva doce e inocente, que nos faz criar imensa empatia com Formiga (Baltazar) e que nos embrenha na história daquela família. 

Ao mesmo tempo é uma história divertida em alguns momentos, chocante noutros, mas sempre com uma nota muito melancólica, como um manto que cobre todo o enredo e personagens. 

É um narrador que olha para o passado com nostalgia e que, de certo modo, "pede" ao leitor que se coloque nos seus sapatos, na sua tenra idade, que vista a sua ingenuidade e que o perdoe pelos erros cometidos, dos quais se arrepende.

Adorei a escrita, adorei a história, adorei o ambiente da herdade em si, algumas personagens faziam-me rir imenso cada vez que surgiam em cena. 

Mas foi difícil não ler uma história sobre uma Herdade e não visualizar na minha cabeça cenas da novela Pôr do Sol, daí se calhar ainda ter achado mais piada a algumas cenas.

Fiquei com bastante curiosidade de ler outros livros desta autora.

Dei a este livro 4 estrelas no Goodreads! :)