Leitura Terminada
Sinopse
Duas mulheres.
Cinco séculos de distância.
Um segredo que mudará uma vida inteira prestes a ser descoberto...
1538
A nova noiva Eleanor impressiona o marido cultivando açafrão, uma especiaria mais valiosa do que ouro.
A sua reputação na corte de Henry VIII sobe drasticamente, mas a fama e a fortuna têm um preço, pois as boas graças do rei não duram para sempre.
2020
Quando Amber descobre um livro antigo na casa do avô, em Saffron Hall, o conteúdo revela um segredo obscuro do passado. À medida que investiga, desvenda uma história trágica esquecida e uma verdade que está muito mais próxima da casa do que poderia ter imaginado...
Gostei muito deste livro! Uma história muito bem construída, com duas linhas narrativas entre duas épocas diferentes, numa ligação ao passado para desvendar os segredos de Eleanor, lhe trazer alguma paz e closure, numa aventura misteriosa que acaba por ter um efeito redentor e por ajudar a fechar as feridas de Amber.
Existem alguns paralelismos entre a história de Eleanor e de Amber, ambas estão ligadas por perdas e pela necessidade de sarar, de recuperar da dor.
A autora faz óptimas ligações à época de Eleanor e ao ambiente da altura dos Tudor, ainda que seja demasiado centrado no que se passava na mansão onde vivia Eleanor, e não tanto na vida da corte, da qual o marido fazia parte, enquanto mercador de relevo. As novidades da corte são trazidas ao leitor nas ocasiões em que o marido de Eleanor regressa a casa. Como usual naquelas alturas, Eleanor foi casada a contragosto com o marido que era praticamente um estranho, mas depois até conseguem ter uma bela história de amor e acaba por ser Eleanor a mostrar ser uma mulher muito forte, que muito contribui para a riqueza da família com as suas plantações de açafrão, apesar de terem de superar alguns momentos dramáticos.
Já Amber, que se depara com a história de Eleanor na casa do avô durante as arrumações à sua biblioteca, não só ajuda a desvendar alguns mistérios que se ligam à casa do avô, como ao dar a necessária paz a Eleanor consegue também a sua e ganha forças para superar a sua perda.
A escrita da autora é cuidada e bonita, consegue criar uma óptima ligação com o leitor e conduzir a história de um modo envolvente, com uma boa conclusão.
Dei-lhe 4 estrelas no Goodreads. É uma história bem reconfortante! :)