Leitura Terminada
Sinopse
No mundo da Nightingale Books serve-se romance e a cura para um coração partido. Este é o sítio onde as melhores histórias não se encontram apenas nas páginas dos livros, mas nas vidas dos que por lá passam.
Depois da morte do pai, Emilia regressa a Peasebrook para gerir a velha livraria da família, Nightingale Books – o sonho de qualquer bibliófilo e um refúgio para os moradores desta pequena vila. Mas agora que está responsável pelo seu futuro, Emilia terá de afastar potenciais compradores, ao mesmo tempo que tenta cumprir o último desejo do pai.
Uma livraria extraordinária com pessoas extraordinárias...
Desde a mulher que a visita há anos, ao recém-divorciado que tenta reaproximar-se do filho, e ainda a tímida chef de cozinha que se apaixona na secção de culinária... há algo de magnético neste sítio. Até Emilia sente as forças da livraria a conspirarem por si quando se cruza com um homem a quem não consegue ficar indiferente.
Com todos a depender dela, conseguirá Emilia encontrar um destino feliz para a livraria e os seus leitores?
Comprei este livro na Feira do Livro de Lisboa. A capa foi um enorme chamariz, é tão bonita! Mas claro, a sinopse também. Livros sobre livros e sobre livrarias amorosas numa pequena vila são sempre algo de aliciante, verdade?
Contudo, apesar de algo fofinha, a história não me aqueceu completamente o coração.
Tem um ou outro momento mais ternurento ou mais engraçado, mas é bastante superficial nas emoções.
O que é um bocado chato em histórias destas, porque queremos emoções fortes, romance, amor, sentimentos vibrantes. Estava tudo lá, à espera de emergir, mas ficava tudo muito na superfície.
Faltou-me aquelas batidas no coração, faltou-me lágrimas e risos.
Emília acaba por ser uma personagem que existe para trazer união entre tantas pessoas com quem se vai cruzando na livraria, mas acabei por achar mais interessante ir descobrindo a história do seu pai Julius, de quem herda a livraria.
Se calhar era uma história que beneficiaria mais de ter menos personagens em torno da livraria, mas mais desenvolvimento sobre as vidas de cada uma, porque queriamos saber mais sobre elas e depois as pontas ataram-se demasiado rápido.
Em relação a Emília, achei ao início que haveria ali um rumo diferente com uma das personagens, por isso até foi empolgante perceber que ia seguir outro caminho, mas depois foi também bastante morna essa parte da história.
Não deixa de ser um livro com uma boa vibe, comovente em alguns momentos, ligeiro e divertido noutros, mas faltou-me realmente mais profundidade. Teve alguns momentos quase forçados para tudo acabar em bem, mas pouco acompanhamento.
Ainda assim, senti-me algo transportada para Nothing Hill e para a Nothing Hill Bookshop, onde estive no meu aniversário.
Por acaso quando comprei este livro ainda não tinha planeada a viagem a Londres, mas creio que aquela capa tinha algumas semelhanças com esta livraria e devo ter ficado sugestionada com alguma coisa :):)
Dei-lhe 3 estrelas no Goodreads.