Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Leitura Terminada

flores.jpg

Sinopse

Bem-vindo a Mont-o-Ver!
Português que se ponha a caminho da montanha, no inverno, ou da praia, no verão, é certo passar por esta planície de canaviais; mais certo ainda, nem dar por ela. A velha linha férrea passa-lhe ao lado e os comboios já nem sequer abrandam por aqui. Em tanto espaço igual, esta é paisagem fácil de se perder.
Pois permitam que vos apresente os ilustres da vila.
O padre Elias Froes, o homem santo que tem por hábito gastar tempo a pensar no mundo, raramente em si próprio. Guarda segredos que mais ninguém sabe.
Catalina Barbosa, aventureira e contestatária. Menina bem-comportada apenas aos domingos, quando a avó a amordaça dentro de um vestido bonito para ir à missa.
Rosa Duque, a mulher que, em tempos, teve tudo para ser feliz. Foi vencida por um coração partido e resgatada por uma flor.
Zé Mau, o terror na vida das crianças. Os irmãos Mondego, os vilões nas histórias dos adultos.
Este vilarejo pode até ser pequeno e parado, mas está cheio de gente atrapalhada com muita vida para esconder.

 

O que dizer...da escrita de Maria Isaac?

Há tanto por dizer! Tenho andado a pensar nesta autora. E começo a sentir que ela vai ser o meu Fredrik Backman português. Que, como sabem, é um autor do qual adorei todos os livros. Porque é mais uma daquelas autoras com uma escrita ligeira, mas que tem tanto por contar! Tem uma escrita deliciosa e depois conta-nos na perfeição estas histórias sobre vilarejos, sobre pessoas simples, estas estórias de aldeia, as intrigas de um meio pequeno. Traz-nos sempre personagens muito engraçados e outros endurecidos pela vida, e aprendemos a gostar de todos. E depois coloca por cima de tudo isto pitadas de humor delicioso. Farto-me de rir nos livros dela em vários momentos.

Isto para dizer que adorei este livro! Dei-lhe 5 estrelas no Goodreads. Já tinha apreciado imenso o livro anterior, mas acho que ainda adorei mais este. 

Não tinha percebido que este livro tinha ligação com o "Onde Cantam os Grilos", mas achei delicioso quando a autora nos surpreende com as ligações à história anterior e a forma como o faz, especialmente com um personagem tão querido.

É uma autora com uma escrita muito descomplicada, mas que desperta em nós muitas e diferentes emoções e é realmente uma contadora de histórias fantástica, que apanha sem dúvida muito bem os trejeitos e as situações pitorescas dos meios pequenos.

Recomendo vivamente e quero ler mais coisas dela! Tal como Backman, é um go to quando precisamos de uma história maravilhosamente contada sobre pessoas e as suas peculiaridades.