Leitura Terminada
Tinha este livro por ler há uns tempos e ainda não tinha dado muito por ele. Passava por ele, mas não lhe pegava. E, estando de férias e com um calor de ananáses, voltei a passar por ele e a pensar "eh pá, não sei se me apetece ler isto, não é bem o tipo de romance de verão". Mas desta vez houve ali qualquer coisa que me fez parar mais do que 10 segundos. Fui ler bem a sinopse e pensei "certo, não é bem a linha de romance de verão, mas por que não?". E lá o comecei!
Que maravilhosa supresa! Adorei este livro!
Foi um livro inesperado, sinceramente não achei que ia gostar tanto.
É uma história sobre uma mulher, com formação em química, uma mente brilhante, bastante desperdiçada e subestimada. Até podia passar-se nos dias de hoje esta história, mas era ainda pior porque a história se centra nos anos 60, onde uma mulher a tentar trabalhar numa profissão que era dominada por homens, na verdade servia para tirar cafés e fotocópias, para ser gozada, para lhe roubarem o trabalho e ficarem com os créditos pelo menos e, já agora, porque não, para ser apalpada e quase violada. E depois ainda a tornam famosa num programa de culinária, com ela sempre a tentar vencer pela inteligência e alguém sempre a querer que ela vença pelo aspeto físico.
Acaba por ser um grande page turner, tem uma escrita fluída, mas cuidada, e é uma história com momentos chocantes, com momentos revoltantes e de injustiça, com momentos muito divertidos, com momentos cheios de ternura e amor e com muitos momentos surpreendentes.
Acima de tudo é uma história muito inspiradora que devia ser lida por si, se é mulher, por si se é uma jovem adolescente e já agora devia ser lida por homens também, alguns se calhar deviam morrer de vergonha.
Dei-lhe 5 estrelas bem gordas no Goodreads e vou tentar dar mais atenção a alguns livros que até parece que não vão ser grande coisa.