Leitura Terminada
No dia a seguir a ter terminado este livro, levei-o comigo para o escritório e emprestei-o a um colega, porque achei que ele ia gostar de ler.
Quando mo devolveu disse que o achou "uma maravilha", "uma escrita maravilhosa, quase poética em alguns momentos", "muito bom".
E eu não posso deixar de concordar com ele, é um livro excelente, muitíssimo bem escrito.
Um romance enfabulado que tem elementos históricos, filosóficos, poéticos e até uns quantos meio mitológicos, tornando-se difícil traçar uma linha entre os elementos mais realistas e os mais fantasiosos, porque tudo se mistura numa peça literária muito bonita e que vale a pena ler.
Ainda assim, não é um livro fácil e ao início não é fácil entrar nele. A atribuição dos nomes dos capítulos era meio estranha e não se percebia bem o enquadramento e a ligação às personagens.
Depois começamos a encarrilar, a perceber que a ideia é criar uma linha temporal entre as personagens e os locais, e trazer a ideia de que tudo é uma passagem, as coisas nascem, transformam-se, depois desmoronam-se e morrem.
Sendo um romance singular e algo fascinante pela forma como é escrito, senti algum distanciamento relativamente aos lugares e às personagens, acabei por ficar mais ligada na fluidez e poesia da escrita.
É mais uma reflexão sobre a humanidade e sobre o quanto as pessoas sofrem com o impacto de acontecimentos exteriores.
Dei 4 estrelas no Goodreads.