Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Leitura terminada

image (1).jpg

Uma mudança para um romance histórico.

 

Um livro que mexeu com os meus sentidos. Um livro que me fez lembrar um pouco o meu livro favorito de sempre (O Perfume, de Patrick Süskind) e que, por causa de estar centrado numa mulher forte, me fez lembrar também os livros da Lesley Pearse (sem ser tão extenso e tão descritivo).

Esta história desenrola-se por altura da Primeira Guerra Mundial e retrata um pouco como foi a entrada da França nesta guerra e as consequências que trouxe para as pessoas.

Fleurette é uma jovem da família Delacroix, um "nariz" juntamente como seu irmão gémeo, prestes a entrar forçada num casamento arranjado com Aimery De Lasset, director da mais famosa fábrica de perfumes em França. A ideia era unir as duas famílias mais ricas de Grasse, ligadas ao negócio dos perfumes.

Contudo, Fleurette detestava Aimery e sentiu-se a morrer no dia do casamento, mais ainda com a ideia de ter de consumar o casamento com um homem que a enojava. Mas, como se diz, é "saved by the bell", porque na sua noite de núpcias os homens da cidade são chamados para ingressar na guerra. O que por um lado é um alívio, mas também uma angústia, porque convocados são também os seus dois irmãos, a sua única família.

Mais tarde, depois de receber uma carta do irmão de Aimery dizendo-lhe que existia um motivo muito forte para que não se casasse com Aimery, o próprio Sebástien se apresenta em Grasse e traz com ele um segredo de família, que vem colocar tudo em causa.

Não vos posso contar muito mais para não ser uma grande spoiler, verdade?

Mas é um livro que fala sobre a guerra, sobre o dever, sobre a mudança do papel das mulheres que ficam na cidade enquanto os homens estão na guerra, sobre o amor e a paixão, sobre a família e sobre o quanto um segredo pode trazer consequências trágicas.

E é um livro que nos fala também de perfumes, da criação de um novo perfume, cuja ideia era ser algo completamente novo e cheio de simbolismo. E é fantástico nesse ponto a forma como a autora descreve a forma como funciona a mente de um "nariz" na construção de um perfume. 

Para além de ser bem romântico, mesmo ao meu jeito.

 

Gostei bastante deste livro. Era uma autora nova para mim, mas não desiludiu. Ao início foi-me um pouco difícil entrar na história, mas depois envolveu-me completamente, como um perfume inebriante.

 

Muito obrigada, Quinta Essência, por me terem enviado este livro encantador e dado a conhecer esta autora.

 

 

logo.gif