Leitura Terminada
Este livro leu-se num instante!
Um livro de uma enorme simplicidade, mas uma história com a qual me envolvi de imediato.
A empatia de imediato criada com o menino Tomaz. A ansiedade enquanto acompanhamos a sua fuga e o medo em todos os momentos que viveu no Rio de Janeiro, onde correu muitos perigos.
Esta história fez-me lembrar as muitas histórias do American Dream que não correram bem. Só que aqui é o sonho de fugir para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor, para passar tantas agruras.
E depois o regresso à terra natal, abraçar novamente a família, ultrapassar traumas, matar saudades e voltar a ter esperança.
É uma história sobre a capacidade de resistência de um menino, que depois virou jovem e homem, que foi capaz de ultrapassar todos os precalços.
Mas é também um livro melancólico sobre ter raízes, e voltar às raízes, mesmo quando as recordações não eram as melhores e sobre as amizades que duram uma vida.
E é também uma história sobre enganos, sobre como facilmente uma criança pode interpretar erradamente uma situação e é uma história sobre aparências e sobre como é importante dar valor ao que realmente importa.
Numa escrita simples, muito terra a terra, mas com uma história envolvente, foi um livro que adorei ler!
Muito obrigada por esta experiência, Chiado Editora!