Leituras terminadas
Como já tinha dito, e que se veio a confirmar, muito pouco romance de Verão como pensava inicialmente que ia ser olhando para a capa. Never judge a book by it's cover, they say. A verdade é que o faço muitas vezes.
Uma perspectiva interessante pela Inglaterra dos anos 30, Oxford e a vida estudantil, complicada para as raparigas que ainda não eram muito bem aceites nesses meios, a religião, a aristocracia, a vida social, o surgimento do movimento fascista, Hitler e a eminência da 2ª Guerra Mundial, a contrapartida do movimento comunista em Inglaterra, espiões para a União Soviética, a guerra em Espanha, enfim, no fundo uma perspectiva histórica interessante. Tem algumas referências a Portugal, nomeadamente a Lisboa e a Salazar.
Gostei bastante. Demorei um bocado a lê-lo (ainda são umas 550 páginas), mas é preciso ver que não estou de férias, nem de férias dos putos (o Marcos tem estado connosco) e, portanto, a leitura era uns bocadinhos à hora de almoço e às vezes depois do jantar. Mas, se estivesse a dar alguma coisa do meu agrado na TV, lá ficava o livrinho à espera. Fora as noites em que me deu uma imensa soneira e mal consegui ler meia dúzia de páginas. Enfim, uma pessoa faz o que pode.
Algumas frases deste livro:
"Não me digas que desperdiçaste o meu dinheiro em educação para te quereres agora tornar numa desprezível sabichona? Em Cambridge não dão diplomas às mulheres porque sabem bem que tudo não passa de uma fantochada. O cérebro de uma mulher não está preparado para o estudo académico, tal como não está preparado para os negócios ou para a política, nem para qualquer outra das esferas em que hoje tentam imiscuir-se." (pelo avô de Verity, uma das personagens principais)
"Os movimentos políticos apropriam-se de facto de palavras perfeitamente boas, impedindo os restantes indivíduos de as tornar a usar. Mas eu faço questão de as usar para que as possamos recuperar. Uma língua não se pode dar ao luxo de perder uma única palavra, ou correrá o risco de se extinguir."
Segue-se o problema de saber que livro escolher a seguir...