Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Segunda Leitura do Ano

sereia.jpg

Sinopse

Praia de Brighton, 1993

As adolescentes Nell e Jude descobrem o corpo de uma jovem na praia e, quando ninguém o reclama, a vítima passa a ser conhecida como A Sereia de Brighton. Três semanas mais tarde, Jude desaparece e Nell, ainda chocada com os acontecimentos na praia, fica completamente desamparada.

Passados 25 anos, Nell vive atormentada pelo passado, abandonando o emprego para descobrir a verdadeira identidade da jovem assassinada – e o que aconteceu à amiga naquele verão inesquecível.

Quanto mais perto fica da verdade, maior é o perigo. Alguém parece estar a seguir cada passo de Nell, que já não sabe em quem confiar.

***

Depois de um livro muito bom, uma pessoa tem sempre receio do que vem a seguir, porque se está com as expectativas em altas.

Por isso, peguei da Dorothy, que costuma ser aquela autora de referência e este livro tinha tido muito boas críticas em blogs e canais.

E foi mais um excelente livro da Dorothy!

Eu não me quero alongar sobre a história, porque não quero libertar spoilers.

Mas a história começa quando Nell e Jude, duas adolescentes, descobrem o corpo de uma jovem na praia, sendo que umas semanas mais tarde a própria Jude também desaparece.

Nell vive atormentada com estas duas situações do passado e vive para tentar encontrar qualquer pista que a ajude a resolver os casos que nunca foram resolvidos. Às tantas parece estar perto de encontrar a verdade porque o perigo adensa-se e Nell começa a estar em risco.

É mais um daqueles livros da Dorothy que é muito difícil de pousar, a escrita é viciante, fluída e com aqueles normais recuos ao passado e regresso ao presente, que nos vão desvendando a história pouco a pouco de uma forma muito intrigante e inteligente.

A narração também é feita em parte pela irmã de Nell e é uma história muito bem construída sobre crime, segredos e a relação entre irmãs, mas também é uma história que nos fala muito de percepção, de como algo se pode interpretar erradamente e sobre como algo nos pode passar completamente ao lado.

Não lhe dei 5 estrelas no Goodreads, é um facto. Porque digamos que dos, vá, 3 grandes momentos de revelação, antecipei 2 deles bastante cedo na leitura e fui surpreendida a sério apenas por um.

E porque me irritou um bocado ter passado tanto tempo. Achei 25 anos tempo demais para se revelarem segredos. Ou melhor, é demasiado tempo para guardar segredos. 25 anos é uma vida!

Mas adorei! É mais um grande livro desta autora que, realmente, raramente desilude!