Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Sobre as opiniões literárias

Hoje foi destacado no Sapo Blogs um post que falava sobre a responsabilidade que pesa nos ombros de quem tem um blog e de quem escreve opiniões sobre os livros que lê. E sobre como devemos crescer e amadurecer no sentido de percebermos que na verdade só devemos escrever num blog sobre os livros que realmente gostámos. Porque o facto de emitirmos uma opinião negativa pode fazer com que alguém não compre um determinado livro, prejudicando o autor. Isto se bem percebi o que li.


Tive necessidade de escrever sobre isto. Porque eu tenho uma opinião contrária, com todo o respeito pela autora do blog.


É verdade que quem tem um blog deve, em teoria, ter algum cuidado com aquilo que escreve, seja sobre livros, seja sobre qualquer outro assunto. Mas ter cuidado com a forma como se escreve e deixar de escrever de forma honesta sobre os assuntos parecem-me coisas diferentes.


E em relação aos livros, isto para não começar a divagar para outros temas, eu leio um livro e opino sobre ele, quer tenha gostado mais ou menos, quer tenha gostado muito, quer tenha adorado, quer não tenha gostado e quer tenha detestado.
Porque não faz sentido PARA MIM de outra forma.


Porque na verdade, eu tenho um blog pessoal e simples, onde exponho parvoíces que me passam pela cabeça e onde, entre outras coisas, falo sobre livros. Não me sinto uma influencer de massas do mundo digital ainda que perceba que algumas pessoas podem considerar a minha opinião.


Acredito que as opiniões que lemos sobre um livro podem influenciar as nossas escolhas, mas também acredito que as pessoas são crescidas para terem os seus próprios filtros e para fazerem as suas próprias escolhas.


Já li opiniões a dizer mal de um livro e comprei-o na mesma e gostei. Já li opiniões a dizer maravilhas de um livro e não achei piada nenhuma (estou a lembrar-me por exemplo dos livros da Paula Hawkins, que toda a gente dizia que eram a melhor coisa depois do pão fatiado e eu achei os dois livros que li dela um bocado meh).


Porque as opiniões são altamente subjectivas e muitas vezes a forma como sentimos um livro pode ter a ver até com o nosso estado de espírito na altura.


Não sinto que isso prejudique um autor.


Eu quando faço uma crítica negativa a um livro acho que não estou a falar mal do autor. Venho explicar que por esta ou aquela razão o livro para mim não fez sentido. E a parte onde as pessoas se devem focar é o PARA MIM.


Porque senão também não devia vir falar sobre os livros que gostei muito, senão ainda alguém vai comprar um livro por minha causa e depois se não gostar exige-me o pagamento do livro!


Acho que as pessoas devem ser honestas nas suas opiniões literárias e isso deve servir, para quem as queira ler, como uma orientação, como uma ideia geral sobre o que pode ser um livro.
Mas daí a fazer apenas críticas favoráveis mesmo que não goste de um livro ou não escrever sobre um livro que não gostei acho um mau princípio.


Quem lê é que precisa de ter filtros e de saber separar aquilo que são as opiniões subjectivas de alguém e o quanto dessa opinião quer considerar relevante.


Quer dizer, se eu vier aqui dizer, ah e tal, não gostei deste livro porque não gostei do tipo de letra, se com isso alguém não for comprar o livro, bom…


Estou a exagerar, claro, mas no fundo tudo isto para dizer que continuarei a escrever opiniões sobre as minhas leituras, seja para dizer que gostei ou que não gostei.


E os autores também têm de ter esta capacidade de encaixe. Os livros não são todos maravilhosos e os autores não são todos brilhantes. E é isso que depois torna especiais aqueles livros que são realmente bons e que vale realmente a pena ler.

16 comentários

Comentar post