Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Sobre as sinopses

Lembro-me de que quando comecei a ganhar o gosto pela leitura pegava nos livros e lia-os tipicamente sem ler sinopses (até havia livros que nem tinham grandes resumos nas contracapas, ou não tinham de todo, dependendo da edição). Olhava para a capa, para o título e siga. Muitas vezes me supreendi deveras com livros, por não saber bem ao que ia.

 

Pode ser bom ou mau não ler a sinopse. Porque convém tentarmos perceber pelo menos de que género de livro se trata. Se for um livro sobre ficção científica o mais provável é que não me vá cativar...ou de terror...

 

O problema é que ultimamente, na maioria dos livros, frito um bocadinho quando leio as sinopses. Porque revelam demasiado sobre o livro. Acho que não sabem escrever sinopses. Como cativar o interesse de um leitor para o levar a comprar este livro? Ah, vamos contar aqui resumidamente a história toda. Isso! Brilhante! Só que não!

 

Recentemente já dei por mim a escolher livros pelo preço, pela capa, pelo nome do autor, pelo título, sem ler a sinopse. Se tiver na capa alguma informação como "um thriller arrepiante", "um romance inesquecível" ou algo do género isso basta-me. Porque se tentar ler a sinopse toda, na maioria das vezes arrependo-me. Já sei como vai ser o final, qual vai ser o fio condutor da história. Já é mau quando estamos a ler o livro e a história se torna previsível. Mas isso é outra coisa. Agora revelarem tudo na contracapa é estúpido. É tipo estarmos a ver um filme com alguém que nos está sempre a dizer "agora vai acontecer isto", "ah, daqui a bocado ele morre" ou "no fim eles acabam juntos" (isto é capaz de ser a minha filha...). 

 

Quando tento ler as sinopses, às vezes tento ler só a primeira frase e páro. Tenho sempre receio de que na frase seguinte digam o que não quero saber, pelo menos nessa fase.

 

A sério, a sinopse deve ser muito pouco reveladora da história. Um parágrafo que nos apresenta as personagens, ou nos situa no tempo e no espaço e chega! Não escrevam "acompanhe a história de x e y e descubra tudo o que tiveram de fazer para conseguirem ficar juntos e como ficam juntos e felizes no final".

7 comentários

Comentar post