Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curly aos Bocadinhos

Curly aos Bocadinhos

Terceira Leitura do Ano

menina.jpg

Sinopse

Quando Annie, 15 anos, entrega a sua mãe à polícia espera um novo começo de vida — mas será que podemos realmente escapar ao nosso passado? A mãe de Annie é uma assassina em série. Annie ama a sua mãe, mas a única maneira que tem de a fazer parar é entregá-la à polícia. Com uma nova família de acolhimento e um novo nome — Milly —, espera um novo começo. Agora pode ser quem quer. Mas, com o julgamento da mãe à porta, os segredos do passado de Milly não vão deixá-la dormir… Quando a tensão sobe, Milly vai ter de decidir: será uma menina boa? Ou uma menina má? Porque a mãe de Milly é uma assassina em série. E ela é sangue do seu sangue.

***

A minha prima disse-me que este livro era daqueles que algumas pessoas tinham adorado (como ela) e outras tinham detestado ou pelo menos não tinham achado nada de especial.

Incluo-me no primeiro grupo.

Adorei este livro!

Mexeu imenso comigo, especialmente porque li no início a biografia da autora e percebi que esta história, se não é baseada numa história real havia de ter muitos elementos factuais, de casos de estudo que lhe passaram pelas mãos. E isso é chocante e revoltante.

É uma história sobre uma adolescente que denuncia a sua mãe que é uma serial killer de crianças, para lá de abusar física e sexualmente da própria filha e de a obrigar a assistir a tudo o que fazia. Sendo depois entregue a uma família temporária de acolhimento, com uma nova identidade, na qual o pai é psicólogo e ajuda na sua preparação para o julgamento da mãe mas também ajuda (ou tenta) no sentido de a levar a falar sobre toda a experiência que passou.

Mas este livro é bastante cativante, a narração é feita pela própria Annie/Milly o que torna o livro muitíssimo perturbador, porque estamos até ao fim na expectativa não só de irmos descobrindo mais sobre a sua história e os crimes que cometia a sua mãe, mas também acompanhamos esta luta interior de uma criança que viveu experiências marcantes e traumatizantes. Porque ela quer ser boa e diferente da mãe, mas será que vai conseguir? E será que vai conseguir dar-se bem naquela família que afinal tem tanto de disfuncional?

É brutal o livro! Levou 5 estrelas no Goodreads pela forma como mexeu comigo e me chocou. É uma narrativa impressionante que acho que não deixa ninguém indiferente. E tem um final surpreendente!